UNIDADE SANTO ANDRÉ(11) 4992-3930 | 4992-3024

 

Centro Médico Floresti - Ginecologia e Obstetrícia - Santo André, SP

13 de outubro - Dia Internacional de Combate à Trombose

Você sabe o que é trombose? O termo se refere à presença de coágulos nos vasos (artérias ou veias) e é uma das principais causas de morte no mundo – atrás apenas do infarto do miocárdio e a​cidente vascular encefálico. No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Trombose.​

A tromobose acomete principalmente as veias das pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar). O “peso” desses distúrbios é incalculável: milhões de vidas perdidas e bilhões de dólares gastos para tratar e cuidar dos indivíduos acometidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma meta global para reduzir em 25% o número de mortes prematuras por doenças não infecciosas até 2025. Para isso é fundamental focar em medidas para redução da trombose, bem como no esclarecimento à população das suas causas e principalmente prevenção.

Dos três tipos de doença associados à trombose, o tromboembolismo venoso é o menos conhecido - embora seja a terceira maior causa de morte no mundo e passível de prevenção na maioria dos casos.

O tromboembolismo venoso acomete 1 a cada mil adultos por ano, sendo raro em crianças. Os principais fatores de risco são adquiridos e relacionados a imobilização prolongada, uso de anticoncepcionais, cirurgias, hospitalizações e fraturas. Fatores hereditários também estão envolvidos.

O Dia de Combate à Trombose tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados, incrementar medidas para prevenção baseada em evidências, incentivar sistemas de cuidados de saúde de forma a criar estratégias para garantir "melhores práticas" para a prevenção, diagnóstico e tratamento e incrementar os recursos adequados para estas ações e o apoio à pesquisa para reduzir a carga da doença trombótica.

O QUE É TROMBOEMBOLISMO VENOSO (TEV)?

Quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda (na maioria das vezes na perna), essa doença é chamada “trombose venosa profunda” ou TVP. Quando esse coágulo se desprende e é transportado das pernas até os pulmões, chamamos de “embolia pulmonar” ou EP. Juntos, TVP e EP são conhecidos como uma condição chamada tromboembolismo venoso ou TEV.

COMO O TROMBOEMBOLISMO VENOSO É DIAGNOSTICADO?

O médico avaliará cada caso, mas como os sintomas e sinais dos coágulos sanguíneos são comuns a outras doenças, alguns exames são necessários para confirmar o diagnóstico. Esses exames podem incluir, dependendo da disponibilidade do hospital e caso de cada paciente:

Ultrassonografia (Ultrassonografia com Doppler)
Venografia
Dosagem do Dímero-D
Angiografia Pulmonar por Tomografia Computadorizada com contraste (angio-TC)
Cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão

COMO OS COÁGULOS SANGUÍNEOS NAS PERNAS E PULMÕES SÃO TRATADOS?

O médico avaliará o tratamento para cada paciente. O tratamento envolve o uso de medicamentos “afinadores de sangue” (anticoagulantes). Alguns pacientes, geralmente aqueles com grandes coágulos nos pulmões, necessitarão durante seu tratamento o uso de medicamentos que “dissolvem” o coágulo (trombolíticos).

O QUE EU POSSO FAZER?

Em geral, mantenha um estilo de vida saudável e seja ativo. A imobilidade aumenta o risco de desenvolver um coágulo sanguíneo, assim se você permanecer sentado por longos períodos de tempo (4 horas) devido a uma viagem longa de carro, ônibus ou avião, ou mesmo em sua mesa de trabalho, tire um tempo para levantar e andar um pouco.

Em caso de sintomas relacionados à trombose venosa profunda ou embolia pulmonar busque atendimento médico imediatamente.

Fonte: Einstein

voltar
 

UNIDADE SANTO ANDRÉ

RUA PADRE MANOEL DA NÓBREGA, 478 - B. JARDIM
(11) 4992-3930 | 4992-3024

NEWSLETTER

SOCIAL

Social Centro Médico Floresti no facebook Centro Médico Floresti no Google+

© 2012 . CENTRO MÉDIDO FLORESTI . Ginecologia e Obstetrícia
Google+