UNIDADE SANTO ANDRÉ(11) 4992-3930 | 4992-3024

 

Centro Médico Floresti - Ginecologia e Obstetrícia - Santo André, SP

Histerectomia vaginal sem prolapso uterino (sem cortes)

A cirurgia vaginal para a retirada do útero sempre existiu, mas apenas era utilizada para os casos em que havia prolapso uterino  (útero sai para fora da vagina), o que ocorria naquelas mulheres com muitos partos normais. A diferença agora é que a histerectomia vaginal passou a ser utilizada também para todas as mulheres, mesmo as que nunca tiveram filhos. O tamanho do útero também não é mais problema, pois mesmo úteros volumosos (até 1 kg) são passíveis de serem retirados por via vaginal, e também a presença de cicatriz de cesárea anterior não é empecilho.

Na cirurgia vaginal é feita apenas uma incisão no fundo vaginal, na região do colo uterino, e através de material especial o útero será retirado. Com um menor sangramento, menor possbilidade de lesões de bexiga e ureter, além de a mulher permanecer internada por apenas 1 dia. Como não há corte abdominal, o pós operatório é bem menos doloroso, e há a possibilidade do retorno às atividades profissionais em 1 semana.
Não há necessidade do uso de videolaparoscópico, laser ou qualquer outro material especial (apenas as pinças cirúrgicas  são diferentes). Apenas há necessidade de um cirurgião mais experiente, pois o campo cirúrgico é bem menor.
Na histerectomia vaginal o colo uterino sempre é retirado, havendo normalmente a permanência dos ovários (importantes para a função hormonal ser preservada), mas os cistos ovarianos e tubas também podem ser retirados sem problema algum.

Apesar de ainda não ser bem difundida, não há dúvida alguma de que a histerectomia vaginal é sempre a primeira opção para a realização desta cirurgia, pois as vantagens do método superam em muito os outros dois métodos tradicionais.

voltar

 

UNIDADE SANTO ANDRÉ

RUA PADRE MANOEL DA NÓBREGA, 478 - B. JARDIM
(11) 4992-3930 | 4992-3024

NEWSLETTER

SOCIAL

Social Centro Médico Floresti no facebook Centro Médico Floresti no Google+

© 2012 . CENTRO MÉDIDO FLORESTI . Ginecologia e Obstetrícia
Google+